
-
Arquitetos: Furman + Keil Architects
- Área: 86 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Leonid Furmansky
-
Fabricantes: Lutron, Baldwin, Benjamin Moore, Douglas Fir, Ipe, Lueders Limestone, Modern Fan. Co., Sherwin-Williams, Summitt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma reserva natural, este projeto está a poucos minutos do centro de Austin. Na base de um penhasco, 15 metros abaixo do bairro ao redor, o projeto é protegido por grandes árvores ao longo do curso d'água isolado, que só é navegável por canoas e caiaques. Chegar ao local é uma jornada: desce-se por uma longa escadaria, atravessa-se uma gruta de pedra natural, até alcançar o habitat pantanoso.

Concebido como uma plataforma elevada para permitir que os proprietários habitem a natureza, a estrutura flutua sobre a água, proporcionando vistas para as árvores ao longo do córrego. Enquanto a varanda telada é um espaço protegido para relaxar e observar pássaros, a área abaixo da plataforma serve como um ponto de lançamento de barcos e fornece acesso à água. A estrutura expande a área de estar da casa do proprietário.

O terreno apresentou diversos desafios. O projeto está situado em uma área ambientalmente sensível, acessível apenas por barco pequeno ou por uma longa e estreita escadaria, inadequada para acesso de construção. Para reduzir o impacto sobre os pântanos, a equipe de projeto desenvolveu uma estratégia que eleva os espaços habitáveis ao segundo nível e estabelece o acesso por meio de uma passarela. Essa solução minimizou a intervenção no solo e proporcionou aos ocupantes um ponto privilegiado de observação da flora e da fauna locais. À noite, a nova estrutura chega até a servir de poleiro para corujas, enquanto caçam ao longo do curso d’água.

Além de um confortável local para observação de pássaros, os proprietários desejavam uma estrutura durável e resiliente. A estrutura anterior havia enfrentado inundações, comuns durante longos períodos de chuva. Os proprietários queriam construir uma estrutura que pudesse resistir às inevitáveis inundações e que tivesse um impacto mínimo no habitat e nos ecossistemas do local. O proprietário desafiou a equipe a desenvolver um projeto que existisse em harmonia com o local e minimizasse seu impacto em termos de design final e métodos de construção. Os objetivos do projeto incluíam reduzir a área ocupada, minimizar o impacto no curso d'água e limitar os impactos da construção reutilizando a superestrutura existente de pilares de aço.

O maior desafio foi reaproveitar a estrutura existente para minimizar os impactos no local, enquanto atendia aos objetivos dos proprietários em um design coeso que se integra ao seu ambiente natural. Ao usar e estender os pilares existentes, uma estrutura secundária de madeira foi criada. Materiais e acabamentos foram escolhidos não apenas para serem resilientes em situações de inundação, um requisito do programa, mas para criar uma estrutura leve e arejada que se dissolve em seu ambiente.

Todos os materiais tiveram que ser trazidos para o local em uma pequena barcaça, enfatizando a importância não apenas de materiais duráveis, mas também de estratégias de design e construção atemporais e resilientes. A área mínima do deck do nível inferior permite que plantas nativas reocupem a área natural do pântano. A substituição da estrutura existente por este novo cais elevado também permitiu a restauração da hidrologia natural.













